Agustina Bessa-Luís

 


foto de Sebastião Salgado in Exodus


A Psicologia do Medo

O medo é o que impede que tudo o que chega
 às mãos dos homens não se torne em sua propriedade.
 Basta produzir uma impressão que não se pode explicar,
 inserindo no medo o desconforto da culpa.
 É assim que milhões de pessoas podem ser pastoreadas
 nas ribeiras da paz por muito poucas.
E nas trincheiras da guerra por outras tantas, senão as mesmas.


in Antes do Degelo 



Longos Dias Têm Cem Anos



«Ela é demasiado fantasista para ser rigorosa.»
 Um homem chama fantasia às mudanças que se operam
 na mulher, num constante e vertiginoso curso.
E nas mulheres tudo é mudança, compasso que se
desdobra sem na realidade se alterar.
«Longos dias têm cem anos» —digo, enquanto projeto
e vou articulando esta biografia. Ao mesmo tempo,
tudo acontece e muda: a infância de Vieira e a minha,
 ambas peregrinas boémias de quatro anos, ela fumando
 um cigarro, eu tomando uma bebedeira com vinho do
Porto—a única, sem desmando, por curiosidade e inocência.
 Trasfegava-se o vinho, e ele tinha uma cor ruiva, cheia,
 dourada, nas celhas pretas. Eu molhava o dedo e provava,
 gozando já não o sabor, mas o esquecimento, o dom
invisível em que me ia criando. Os invisíveis são temíveis;
 por isso têm que provar a sua existência mais do que outros
 quaisquer. Por isso pintam ou escrevem e, forçosamente,
 se fazem notados.

Aqui estou no atelier que já é um pouco minha morada,
na qualidade de invisível. Nada me perturba, sento-me
nas cadeiras de verga e procuro com os olhos algo com
que possa familiarizar-me: um bule de chá, um banquinho
 para pôr os pés, um xaile. 


- Presença de Vieira da Silva
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